quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Orquestra Sinfônica - Uma equipe bem afinada



Há algum tempo atrás, quando cursava a faculdade de administração, fomos convidados para uma palestra, no anfiteatro da escola, local apropriado para esse tipo de evento.

Foi tão importante prá mim, que hoje, após refletir sobre o espaço democrático da Internet, com chats, salas de bate-papo, foruns, etc., lembrei-me dessa palestra e, gostaria de compartilhar com vocês.

O palestrante, além de professor de Administração, também é  maestro e, usou com muita propriedade a figura da orquestra sinfônica para poder nos trazer a importância do trabalho em equipe e do papel de cada um dos componentes dessa equipe de trabalho.

Em primeiro lugar, foi projetado um filme de uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Berlim, sob a regência de um dos maestros mais famosos da atualidade, ou seja, o indiano Zubin Mehta.
A peça musical exibida pela Orquestra Sinfônica também é conhecida de muitos - Bolero, de Ravel.

O palestrante escolheu com critério a música. A Orquestra começou a tocar. Em princípio, somente alguns poucos instrumentos começam executando as partituras à sua frente e, a cada momento, vão sendo agregados outros instrumentos, até que todos os intrumentos estão executando a peça, que à cada momento, vai sendo enriquecida com os acordes musicais e ganhando brilho, até o final apoteótico.

O palestrante, após esse espetáculo, mandou que entrassem alguns músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, aqui de Belo Horizonte e deixou para nós um desafio: deveríamos descobrir qual seria a música que esses músicos iriam tocar.

Começou então cada instrumentista tocar a sua parte. Até então, os acordes pareciam conhecidos, mas ninguém se atrevia a dizer qual música era. O maestro/palestrante parava a execução a cada instrumento que ia sendo somado, mas, ninguém tinha a certeza de qual música era aquela. Faltava a melodia.

Quando, então todos os intrumentistas começaram a tocar, foi fácil. A música era "Parabéns a você".

Esse episódio foi tão interessante, que anos após isso ter acontecido, lembrei-me dele prá poder compartilhar com vocês aquilo que tenho observado nesses últimos dias na nossa "democrática" Internet, espaço para todas as manifestações, quais sejam elas, blogs, chats, foruns, salas de discussão.

Porém, em alguns desses espaços virtuais, fico envergonhado de ver pessoas que poderiam estar interagindo, opinando de uma forma ética, civilizada, ou seja, de forma "afinada". Ao invés disso, são grosseiros, às vezes até usando palavras de baixo calão e, com erros rasteiros de português, mostrando a sua verdadeira índole e sua educação.

Não sou obrigado a concordar com quem está escrevendo qualquer tipo de matéria. Porém, posso discordar com educação, sem ferir a pessoa que escreveu, uma vez que não o conheço pessoalmente.

Não creio que a Internet é lugar de lixo. Por isso, vamos afinar os nossos "instrumentos" e tocar todos a mesma música afinada.

Bravo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário